O exame de fundo de olho é muito importante para saúde ocular e também permite a prevenção de outros problemas sistêmicos no corpo humano.
Para cuidar da saúde dos olhos é muito importante procurar o seu oftalmologista uma vez ao ano. Nessa consulta o médico além de olhar grau, medir a pressão intra-ocular, também irá realizar um exame de muita relevância: o fundo de olho.
Chamado também de fundoscopia ou oftalmoscopia, o fundo de olho examina a retina, suas artérias e veias, e o nervo óptico. É nesse momento que o médico poderá diagnosticar doenças oculares como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.
O exame é realizado com a projeção de um feixe de luz no interior do olho e permite o oftalmologista observar as estruturas dentro dos olhos. Para auxiliar na visualização os profissionais da saúde irão pingar colírios que dilatam a pupila.
A oftalmologista Dra. Daniela Faria destaca que o exame é muito fácil, rápido e extrema importância. “O fundo de olho é um exame muito simples e os seus benefícios à saúde são vários, além de não ser um exame invasivo.
Através da fundoscopia podemos diagnosticar e prevenir a evolução de várias doenças”, ressalta.
O exame poder ser realizado desde o nascimento, por exemplo, para diagnóstico de retinopatia da prematuridade. Em adultos, a fundoscopia é fundamental principalmente em pacientes que apresentam enfermidades sistêmicas, como hipertensão e diabetes. No envelhecimento podem ser observadas degenerações maculares provenientes da idade.
As principais doenças que podem ser diagnosticadas ou acompanhadas por meio do exame de fundo de olho são:
• Doenças oculares ou sistêmicas dos recém-nascidos.
• Glaucoma.
• Degeneração macular relacionada ao envelhecimento.
• Hipertensão e hemorragia intracranianas.
• Diabetes mellitus.
• Hipertensão arterial.
Por: C.O.M.G.