Noticias Oftalmo Medical Center » Noticias » Cuidados com os olhos no Verão

Cuidados com os olhos no Verão

No verão, a incidência de conjuntivites, alergias e irritações oculares causadas pelo cloro, protetores solares e bronzeadores chega a ser maior do que nos demais meses do ano.

Com o excesso de claridade pode surgir as reações alérgicas e queimaduras graves, podendo até mesmo machucar a córnea, provocando nos olhos a sensação de desconforto, como se houvesse um cisco, além de provocar vermelhidão. Outro ponto que deve ser ressaltado é o contato dos olhos com qualquer substância química, que pode gerar incômodo visual e até mesmo queimaduras crônicas.

Para evitar estragos causados pelos raios ultravioletas (UV), a melhor opção, é a escolha de um par de óculos escuros com lentes adequadas, de boa qualidade, que bloqueiem pelo menos 99% da radiação ultravioleta.

Ao escolher óculos, nem sempre o mais escuro é que oferece melhor proteção. O filtro UV pode ser colocado até mesmo em lentes transparentes. O importante é saber a procedência dos óculos para garantir que os olhos estarão protegidos. Por isso não é aconselhável compra-lo em mercados ambulantes.

A exposição dos olhos a esses raios pode, ao longo dos anos, antecipar o surgimento de doenças próprias da Terceira Idade como a catarata e a degeneração macular. A catarata é a perda da transparência do cristalino, o que provoca o embaçamento da visão. A degeneração macular é provocada pela destruição dos neurônios na mácula, área responsável pela visão central. A pessoa perde a capacidade de foco dos olhos e passa a ter, então, somente a visão periférica. No ponto de foco, somente é possível enxergar uma mancha negra. Os casos mais avançados podem chegar a cegueira total. Cerca de 25% da população com mais de 75 anos, já apresenta algum tipo de degeneração.

Para quem usa lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. Além de não abrir os olhos debaixo d’água – recomendação que vale para todos -, os usuários de lentes devem utilizar também óculos de sol para evitar a entrada de ciscos e areia nos olhos.
É importante que as lentes não sejam lavadas em água de e torneira, apenas com produtos adequados e não deixar que entrem em contato com substâncias gordurosas. E antes de manuseá-las, é importante lavar bem as mãos com sabonete e manter o estojo sempre limpo.

No caso de qualquer contaminação, o aconselhável é lavar bem os olhos com água filtrada ou soro fisiológico. Além disso, é importante a consulta ao oftalmologista para a indicação de colírios ou tratamentos adequados para impedir a progressão do problema.

Retornar às Notícias